segunda-feira, 30 de março de 2009
Acácio..............
É dia dos enganos mas neste caso não é, infelizmente.
Precisamos de ti como atleta, já que como amigo sabemos que podemos contar.
Um “Viva!” à valentia…
RIBEIRAS 1 – RIO TINTO 1
Num campo à beira mar plantado, foram poucos os atletas do SCRT que compareceram para mais uma jornada da prova-extra, mas “os suficientes e o quanto baste” para amealhar um ponto num campo sempre difícil, como é o do RIBEIRAS.
Desta feita não foi unicamente a contrariedade da equipa da casa, foi a oposição do forte vento que se fez sentir durante toda a partida, e, esse sim, era muito perigoso e contribuia para ajudar mais quem já está aclimatado a jogar com ele, do que para quem é visitante, e em que o aparecer do golo pode ser “uma lotaria”.
Assim, o RIO TINTO, que começou a 1ª fase do jogo a enfrentar o forte vento, e as nuvens de poeira que este arrastava, sentiu muitas dificuldades em adaptar-se, e foi precisamente numa das tais jogadas que só quem, como o RIBEIRAS, conhece bem o favorecimento do vento neste campo, que a equipa da casa se adiantou no marcador, estavam decorridos 15 minutos.
Este lance veio “acordar” a nossa equipa, que não mais deixou de pensar que “a bola vai fora!”, começou a criar mais lances de perigo, a contra-atacar com a bola mais rente ao chão, e após várias oportunidades criadase falhadas, pouco antes do terminus da 1ª parte, chegamos ao golo através do NELSON que, a passe do MESQUITINHA, driblou o Guarda-redes e rematou com sucesso.
Na segunda parte não se fez história diferente ao resultado a primeira, mas o empenho foi gande, com ambas as equipas a criarem oportunidades de dilatar o marcador. Brilharam os Guarda-redes, evintando os golos com excelentes defesas, e o RIO TINTO não soube aproveitar o facto ter o vento a seu favor.
Foi um jogo sem problemas de arbitragem, em que o “trio” não teve necessidade de recorrer a quaisquer cartões, demonstrando que os jogadores estiveram no jogo pelo jogo, estando apenas por esclarecer o caso do “Guarda-redes / avançado”, o que já foi solicitado à Associação.
Um grande abraço para a nossa fiel “Claque de Apoio” pois é também para eles que jogamos…
A Equipa: ALEXANDRINO (C), ARNALDO, CUNHA, ÁLVARO, FERNANDO (ZEQUITA), MESQUITINHA (AMÂNDIO), INÁCIO, LITOS, NELSON (1) e DURÃES.
Obs: O próximo treino é 3ª feira e começa às 22 horas.
Artigo: Acácio(16)
Fotos: Acácio(16)
sábado, 28 de março de 2009
2ª Jornada Prova Extra.....
Comparece e apoia os amarelos.
quinta-feira, 26 de março de 2009
BRASIL 2009 - 3ª e 4ª Reportagem
Com uma área de 1.098 km2, é cortado pelo Rio Paraíba do Sul e pela Rodovia Presidente Dutra. Dista 143 Km da cidade do Rio de Janeiro, 250 Km da cidade de São Paulo e 350 Km de Belo Horizonte. Com uma temperatura média entre 25 e 30 graus. Está 407 m acima do nível do mar. Hoje, Resende possui mais de 120 mil habitantes. O Rio Paraíba divide a cidade em dois centros básicos de atividades comerciais. Campos Elíseos é o centro nervoso da cidade onde se concentram bancos, hotéis, lojas, restaurantes e bares. Na outra margem, destacamos o Centro Histórico, a Igreja Matriz, o Resende Shopping e o Bairro do Manejo, com sua crescente área comercial, onde se localizam o Centro Comercial do Manejo, supermercados e diversas clínicas de saúde. A vida cultural da cidade de Resende foi enriquecida com a inauguração do Teatro Acadêmico da AMAN, em 1988, o maior da América Latina, com capacidade para 2.821 pessoas, que possibilitou a vinda de espetáculos de categoria de grandes centros: shows musicais, balés, orquestras sinfônicas e peças teatrais. Na área educacional, Resende dispõe de vários colégios de ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto na rede privada. Há, também, três instituições de ensino superior na cidade: a Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), a Universidade Estácio de Sá e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A Academia Militar das Agulhas Negras encontra-se perfeitamente entrosada com a comunidade resendense, participando ativamente dos eventos patrocinados pelo Município, seja abrigando em suas instalações atividades socio-culturais e desportivas seja apoiando eventos em proveito das autoridades e da sociedade locais.
Resende é uma das cidades de maior crescimento no Estado do Rio de Janeiro. Devido á sua localização privilegiada e sua infraestrutura, a cidade atrai investidores e empresas de diversas partes do Brasil e do mundo. O PIB de Resende é o segundo maior da região Sul Fluminense e está entre os dez maiores do Estado. Sua economia encontra-se baseada na pecuária, agricultura, indústria e turismo.
Dentro de sua área, estão o Conjunto Principal (comando, administração, salas de aula, museu, bibliotecas e refeitórios) uma ampla praça de desportos (dois estádios, parque aquático, quadras diversas, pista de treinamento utilitário, centro de excelência em reabilitação / academia de musculação, dois ginásios cobertos e centro hípico), uma das mais completas instalações de tiro do mundo, dependências próprias para a instrução militar, um Hospital Escolar, um auditório para 1.150 pessoas, um teatro com 2.821 lugares, vila residencial com 3 bairros, totalizando 580 moradias e instalações de apoio ao ensino, logísticas e administrativas, tudo sob a supervisão de uma prefeitura militar. Dispõe, ainda, de agências bancárias, agência dos correios, igrejas, uma escola estadual e dois clubes recreativos - o Círculo Militar das Agulhas Negras (CIMAN) e o Clube de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (CSSAN, o antigo GRUMC) - proporcionando apoio e serviços aos cadetes e aos moradores das vilas residenciais.
Artigo: Nandito Sousa (Correspondente no Brasil)
terça-feira, 24 de março de 2009
Excelente começo! Agora é só continuar…
Rio Tinto 1 – Candal 0
No passado dia 21, em 1º jogo da Prova Extra e em início de Primavera, floriu (e com todo o mérito) a vitória que a sorte nos teimava negar, quebrando o “enguiço” dos jogos em casa, e de bastante importância porque é sempre moralizador começar com vitórias.
Logo que soou o apito para dar início à partida o Rio Tinto mostrou que queria ganhar, jogando concentrado, ganhando o meio campo e disputando todos os lances com a garra que nos tem demonstrado. Daí ter sido com normalidade o Rio Tinto adiantar-se no marcador, logo no primeiro quarto de hora, por intermédio de Amândio.
Ainda na primeira parte foram algumas as oportunidades para o Rio Tinto dilatar o marcador, tendo mesmo chegado a introduzir a bola na baliza do Candal pela segunda vez, mas seria muito mal anulado, porque o fiscal de linha entendeu marcar um “Fora de Jogo” não existente (outra vez a arbitragem!).
No segundo tempo, com o menor rendimento do Rio Tinto, o Candal apareceu mais no jogo, chegando a criar alguns calafrios à nossa equipa, principalmente nos últimos 20 minutos.
Neste jogo, contra uma equipa bastante faltosa, por vezes roçando a agressão, a vitória do Rio Tinto é merecida.
Parabéns a todos nós, os que estiveram presentes no campo ou de coração, porque contra a vontade de muitos, e contra os problemas que nos “atiram”, continuamos a demonstrar grande espírito defensor das cores dos “Veteranos Sport Clube Rio Tinto”.
A Equipa: ALEXANDRINO (C), ARNALDO, CUNHA, MAURÍCIO, MESQUITA (ÁLVARO), TONE, DANIEL, AMÂNDIO (1), NELSON, DURÃES E QUELHAS.
Jogador não utilizado (para poupar forças…): FERNANDO.
Obs: O próximo treino é 3ª feira e começa às 22 horas.
Artigo: Acácio(16)
Fotos: Acácio(16)
quinta-feira, 19 de março de 2009
1ª jornada prova extra
Jogo no Campo da Ferraria pelas 16horas, com o C.D.Candal.
Comparece, aplaude,e diverte-te apoiando os amarelos.
quinta-feira, 12 de março de 2009
BRASIL 2009 - 2ª Reportagem
Artigo: Nandito Sousa ( correspondente no Brasil)
terça-feira, 10 de março de 2009
R.TINTO-O, S.PEDRO DA COVA-1, e DINO…SEMPRE!
Pois é, no último jogo da fase de apuramento, lembramos o nosso amigo DINO!
Lembramos a saudade que dele sentimos, transmitimos à sua família o valor que ele representa no nosso meio, o quão difícil é para todos a sua ausência, e entregamos de alma e coração, Troféus e T-shirt autografada pelos colegas de equipa.
Os nossos agradecimentos ao S.Pedro da Cova, clube que o DINO também representou, onde semeou amizade, e que fizeram questão de oferecer um Ramo de Flores à família, nesta lembrança de um grande atleta e amigo, e que demonstra que o desporto é família, convívio e amizade. Obrigado colegas!
Em questão ao jogo, digo que o resultado não traduz a realidade e a haver um vencedor, seria o Sport Rio Tinto. Os primeiros 45 minutos foram muito equilibrados, com poucas oportunidades de golo, só despertados pelas faltas assinaladas pelo Sr. Árbitro, o qual considero ter sido o “elemento mais fraco” das três equipas presentes.
No segundo tempo, o RIO TINTO desfrutou de várias oportunidades para marcar, com alguns bons lances de futebol, mas seria o S. Pedro da Cova que, a poucos minutos do final chegaria à vantagem numa grande penalidade só existente na falta de visão da equipa de arbitragem. Mesmo assim, com o pouco tempo que restava, ainda podíamos ter marcado, mas estivemos mal na finalização.
Alerto a Associação para o facto de, este ano, se tornar bastante repetitivo as equipas de arbitragem terem muita tendência para prejudicar o Sport Clube Rio Tinto, e que o diga este senhor Árbitro… Porque será? Por sermos mais disciplinados?
Parabéns a todos os jogadores porque comportaram-se muito bem, suaram a camisola, lutaram, etc., mas esta vez vou abrir uma excepção (que me perdoem se há injustiça) e mencionar três elementos que estiveram ainda melhor: Arnaldo, Litos e Nelson.
É verdade, já tivemos mais presenças…
A Equipa: ALEXANDRINO (C), ARNALDO, ZEQUITA, CUNHA, MESQUITA (AMÂNDIO), INÁCIO, LITOS, MAURÍCIO, NELSON, DURÃES (ÁLVARO) E QUELHAS.
Obs: O próximo treino é 3ª feira e começa às 22 horas.
Artigo: AcÁCIO(16)
Fotos: Acácio(16)
segunda-feira, 9 de março de 2009
10000 é obra .......
É muita visita e espero que possam vir a ser muitos mais e que saibam,que continuará e será um blog que está a dignificar não só o nosso clube como o futebol veterano.
quarta-feira, 4 de março de 2009
BRASIL 2009 - 1ª Reportagem
Caros companheiros, conforme foi informado, aqui começo a escrever algo deste lado do Atlântico, e nada melhor que iniciar com o lendário MARACANÃ. Pois é no passado Domingo, ás 16 horas, final da Taça Guanabara, Botagogo e Resende e debaixo de um enorme calor, apoximadamente a rondar os 40 graus,( por isso nós dizemos que eles jogam lento), mas realmente é dose. Iniciei a viajem no sábado, e o Rio de Janeiro com desfile das escolas de samba que sairam vitoriosas no ultimo Carnaval é de mais, mas numa próxima falo detalhadamente disso. Rodei pela noite e com um calor gostoso ficamos maravilhados, fiquei hospedado perto do Estádio do Fluminense em Laranjeiras e no dia seguinte depois do almoço apanhei o ónibus ( autocarro parecido com aquelas camionetas de carreira da antiga Gondomarense, estão a ver....rsrsrsrsrs ) e após uma viajem de 40 minutos rodando pelo Rio de Janeiro cheguei perto do Maracanã, grande de mais mesmo. Muita gente caminhando, quase totalmente uniformizados com a camisola do time ( clube ), como era uma final entre um time grande e outro mais pequeno as questões de segurança eram poucas para o habitual, segundo me informaram, pois quando é um Flamengo com o Botafogo é necessário muita segurança mesmo. O Botafogo venceu de 3 a 0 mas já era o esperado apesar de ter sido o Resende a eliminar o lendário Flamengo. Resende, pela 1ª vez chega numa final, logo no ano do seu centenário e da minha chegada á cidade.........rsrsrsrs. Mas o estádio não encheu completamente, estiveram 78.535 pagantes. O preço para a final variava entre os 20 e os 120 reais. Eu gastei 30 Reais ( 10 Euros ) e fiquei na Arquibancada. De resto o futebol é igual em todo o mundo, de salientar apenas que aqui eles têm mais árbitros por partida para insultar, pois só são 7. Imagina se chegar aí para comprar a arbitragem vai sair caro, ha e o juiz principal usa um spray para marcar no relvado o local da bola e a distância da barreira num livre. De resto tudo normal em Futebol, uns ganham e festejam e outros perdem e choram e muitos culpam o árbitro, exactamente como aí. Bem Amigos acho que não esqueci nada mas depois informo.
Artigo: Nandito Sousa (enviado especial no Brasil)
segunda-feira, 2 de março de 2009
Castelo da Maia-Rio Tinto.....
E lá diz o velho ditado … “Contra factos, não há argumentos!” Á verdade é que de velho nada tem, pois apresentou-se neste jogo actualizadíssimo, e ainda por cima jogou de forma negativa pela nossa equipa.
O resultado final de 6-0, com 2-0 ao intervalo, espelha a realidade de um jogo em que a equipa adversária teve o domínio durante toda a partida, sendo sempre mais forte fisica e tacticamente.
No entanto, os meus parabéns a todos os atletas presentes que, pese embora o resultado que negativamente se ia avolumando, lutou até ao soar do apito final.
A fortuna, que tem sido muito negra para a nossa equipa, tem aparecido com muitas lesões obrigando os atletas a paragens prolongadas (e neste jogo mais duas…). Isso tem-na destabilizado e a ineficácia nos jogos tem-se verificado. Mas colegas… tenham calma e coragem, pois também diz um outro velho ditado que “Não há mal que sempre dure, nem sorte que nunca acabe”.
Com mágoa, não posso terminar sem focar a falta de “postura desportiva e camaradagem” de todos aqueles que, embora não podendo participar dentro das quatro linhas devido a lesões ou castigos, deviam estar presentes apoiando e acalorando a equipa que decidiram defender, porque o espírito de união vê-se nos bons e nos maus momentos.
A Equipa: ALEXANDRINO (C), ARNALDO, ZEQUITA, CUNHA, MESQUITA, ÁLVARO, INÁCIO, AMÂNDIO, NELSON, RUI (OLIVEIRA) (DURÃES) E QUELHAS.
Obs: O próximo treino é 4ª feira e começa ás 21 horas.
Artigo: Acácio(16)
Fotos: Acácio (16)